Apreensão de motonetas clonadas revela crimes de furto e adulteração em Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Maringá, por meio das equipes do GART (Grupamento de Ações Rápidas de Trânsito) e dos agentes de trânsito, realizou duas importantes apreensões de motonetas com placas clonadas neste mês de junho. As ações evidenciaram práticas criminosas envolvendo veículos furtados que circulavam pela cidade com sinais identificadores adulterados.

A primeira ocorrência foi registrada no dia 9 de junho de 2025, no cruzamento da Avenida Tuiuti com a Rua Trinidad. Durante fiscalização de rotina, os agentes abordaram uma Honda Biz com a placa DHA-0664. Após análise, foi constatado que a placa original do veículo era outra, furtada na cidade de Londrina em 27 de abril de 2022. O condutor foi imediatamente conduzido para os procedimentos legais. A ação foi coordenada pela equipe do GART, que atuou com agilidade na identificação das irregularidades.

Já a segunda apreensão ocorreu no dia 24 de junho de 2025, nas proximidades da Avenida Juscelino Kubitscheck com a Avenida São Paulo. Outra Honda Biz, com a placa aparente, foi flagrada pelos agentes da SEMOB. Ao realizarem a verificação dos dados, foi descoberto que a placa verdadeira do veículo era que havia sido furtada na cidade de Apucarana em 24 de junho de 2022. O condutor, ao perceber a aproximação da equipe, fugiu do local, abandonando a motoneta, que foi apreendida e encaminhada para perícia.

Em ambos os casos, ficou caracterizada a prática de dois crimes previstos no Código Penal Brasileiro:

Receptação (Art. 180) – com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.

Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (Art. 311) – que prevê reclusão de 3 a 6 anos, e multa.

Os veículos foram levados à Polícia Judiciária, onde passarão por perícia e seguirão os trâmites legais e administrativos pertinentes.

Postagem Anterior Próxima Postagem