Com a mudança, o esquema vacinal contra a meningite incluirá a aplicação de duas doses da vacina Meningo C, aos três meses e aos cinco meses de idade, e uma dose de reforço da vacina Meningo ACWY aos 12 meses.
As crianças que receberam a dose de reforço aos 12 meses com a vacina Meningo C não devem ser vacinadas novamente com a Meningo ACWY neste momento. Nesses casos, a próxima dose de Meningo ACWY pode será aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos de idade. Já as crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses poderão recebê-lo até quatro anos, 11 meses e 29 dias, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
“A mudança no calendário vacinal reforça o compromisso com a proteção das crianças e com a atualização constante das práticas de imunização, em alinhamento às diretrizes do Ministério da Saúde”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
A vacina contra a meningite está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde. Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar documento com CPF e a carteirinha de vacinação da criança.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá
Tags
Maringá