Morre Papa Francisco aos 88 anos: o mundo se despede de um líder espiritual carismático e reformista

Morreu Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos. As informações foram confirmadas pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira (21). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

O anúncio foi dado, com pesar, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, disse.

O primeiro papa latino-americano da história, Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI, e marcou seu papado por uma postura simples, próxima dos pobres e voltada para as reformas internas da Igreja Católica. Desde o início, recusou muitos dos privilégios do cargo e conquistou o coração de milhões com sua linguagem acessível e seu olhar misericordioso.

Líderes religiosos e políticos de todo o mundo expressaram pesar pela morte do pontífice. O velório de Francisco será realizado na Basílica de São Pedro. Inicialmente, haverá uma cerimônia privada com a participação de cardeais e membros da Cúria Romana. Em seguida, o velório será aberto ao público, e os fiéis terão de três a cinco dias para se despedirem do pontífice. Espera-se que centenas de milhares de fiéis de todo o mundo peregrinem ao Vaticano para prestar suas últimas homenagens. O conclave que escolherá o novo papa deve ser convocado nas próximas semanas.
Postagem Anterior Próxima Postagem