Feira do Empreendedor Sebrae começa na quinta-feira, 24; inscrições estão abertas

O Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Maringá, realiza pela primeira vez na cidade a Feira do Empreendedor Sebrae, de 24 a 26 de julho, no Paraná Expo. O evento, que já contemplou diversas regiões no Brasil, tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo local e regional, oferecendo gratuitamente soluções práticas para atender microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE). As inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura.

A Feira do Empreendedor Sebrae é voltada para quem tem uma empresa e quer aprimorar a operação, para empreendedores que precisam de ferramentas para crescer e de orientações e para quem quer montar um negócio. A expectativa é de que durante os três dias de evento, 5 mil visitantes participem das ações. Estão confirmadas caravanas de pelo menos 40 municípios.

Maringá tem, atualmente, 41.625 MEIs, 80.284 microempresas e 6.501 empresas de pequeno porte ativos, conforme o Mapa de Empresas do Governo Federal, representando 92% das mais de 94 mil empresas da cidade. “Maringá tem ambiente favorável para a abertura e crescimento de empresas de todos os portes. Com a Feira do Empreendedor Sebrae, reforçamos nossa presença no cenário do empreendedorismo paranaense e brasileiro”, comenta a secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer.

Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, a escolha de Maringá para a realização da Feira levou esse cenário em conta. “Essa é uma feira inédita em Maringá, um evento que geralmente ocorre apenas em capitais. Ter essa estrutura aqui, acessível para os empreendedores de Maringá e de toda a nossa região, é uma grande oportunidade. Em um único lugar, eles poderão acessar gratuitamente uma série de serviços do Sebrae, tanto para quem deseja abrir um negócio quanto para quem já tem uma empresa. Além disso, a feira vai oferecer conhecimento, oportunidades de negócio e conexões empresariais que podem impulsionar o crescimento dos pequenos negócios”, destaca.

O prefeito Silvio Barros destaca que “trata-se de um evento empresarial e empreendedor que transforma boas ideias em bons negócios, além de fortalecer quem está nessa jornada. Nossa grande motivação é promover o desenvolvimento dos pequenos negócios, pensando na geração de impacto positivo na geração de emprego e de renda”, ressalta.

Programação

A programação da Feira do Empreendedor Sebrae inclui consultorias individuais, rodadas de negócios, rodadas de crédito, palestras, expositores e feirinha. Nos atendimentos individualizados, empreendedores que enfrentam desafios específicos em seus negócios e quem tiver ideias para tirar do papel poderão conversar com especialistas de áreas como finanças, marketing, gestão e vendas para obter orientações e tirar dúvidas.

As palestras principais serão conduzidas pelo especialista em vendas Thiago Concer, que abordará o tema “Vendas não ocorrem por acaso”; por João Branco, que teve passagem marcante pelo McDonald's e é considerado um dos profissionais de destaque no marketing nacional, com a palestra “Cliente no centro, de verdade”; e pela CEO da maior holding de saúde, beleza e bem-estar do País, Carla Sarni, que falará sobre “Como acelerar e manter o seu negócio em crescimento”. Finanças, marketing, gestão, mídias digitais, redes sociais, vendas e outros assuntos serão abordados nas dezenas de palestras rápidas em salas temáticas.

Também serão organizadas rodadas de negócios e de crédito. Uma delas será voltada para o setor de alimentos e bebidas: compradores como supermercados, empórios e restaurantes estarão presentes para conhecer e fazer negócios com fornecedores de produtos e serviços do segmento. Outras rodadas de negócios serão multissetoriais, direcionadas para empreendedores da indústria, comércio e serviços. E para a rodada de crédito, o evento terá instituições financeiras com opções de linhas de crédito para fomentar projetos de pequenos negócios.

Além disso, haverá 15 expositores com oportunidades de negócios, como tecnologias e franquias. Outra ação será a feirinha “Compre do Pequeno”, onde dez MEIs locais irão comercializar seus produtos, como artesanatos e doces.

Acessibilidade e sustentabilidade

A Feira foi planejada para ser acessível, acolhedora e inclusiva. Intérpretes de Libras estarão presentes, haverá guias para pessoas com deficiência visual, abafadores auditivos para pessoas com autismo, rampas de acessibilidade, vagas exclusivas e assentos reservados para idosos e pessoas com deficiência.

O evento terá ainda gestão de resíduos, com a elaboração de inventário para compensação das emissões de carbono.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá 

Postagem Anterior Próxima Postagem