Maringá promove ação para reintegração de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Maringá promoveu nesta terça-feira, 19, no Centro Pop, mais uma edição do projeto ‘Reintegrando’, voltado para acolhimento e oferta de diversos serviços para pessoas em situação de rua. A ação foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social e contou com a participação das equipes das secretarias de Saúde; Políticas Públicas para Mulheres; Esporte e Lazer; e Trabalho, Renda e Agricultura Familiar. A iniciativa também marcou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta terça.

O 'Reintegrando' visa promover a dignidade e a inclusão de pessoas em situação de rua por meio de ações integradas de assistência e acolhimento. Durante a ação, houve a oferta de café da manhã, atendimentos médicos e psicológicos, atendimentos jurídicos, encaminhamento para oportunidades de trabalho via Agência do Trabalhador e para comunidades terapêuticas e tratamentos de reabilitação.

Para o secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, o projeto promove acolhimento, saúde e auxilia na promoção da dignidade e da autoestima das pessoas atendidas. “Trabalhamos juntos para expandir a rede de apoio, oferecendo novas oportunidades para a reintegração social dessas pessoas”, afirmou. Ele destacou que, desde janeiro, o Centro Pop realizou mais de 30 mil atendimentos.

A Secretaria de Saúde participou da iniciativa com o Consultório na Rua, formado por equipes multiprofissionais que oferecem atendimento de forma itinerante e, quando necessário, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde. “Nosso objetivo é garantir o acesso a serviços de saúde que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de rua, respeitando seus direitos e promovendo a sua autonomia", disse o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

As equipes da Secretaria de Esporte e Lazer ofereceram atividades recreativas e esportivas, como jogos de mesa, futebol e dinâmicas coletivas. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres disponibilizou atendimento e orientações para mulheres em situação de rua, incluindo a distribuição gratuita de absorventes. “Além do programa ‘Dignidade e Proteção’, levamos toda a rede de serviços da secretaria, oferecendo às mulheres em situação de vulnerabilidade apoio, capacitação e caminhos para autonomia e independência”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon, que também acompanhou a ação.

Uma das comunidades terapêuticas que participaram do projeto, a Associação Beneficente Casa de Nazaré realiza o acolhimento de mulheres que enfrentam o uso abusivo de álcool e outras drogas. “O Projeto Reintegrando é um espaço importante para divulgarmos mais o serviço da comunidade terapêutica. É importante que a gente garanta o acolhimento e a autonomia para essas mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse a psicóloga da Associação Beneficente Casa de Nazaré, Juliana Martins Lacerda.

Postagem Anterior Próxima Postagem